Não é apenas sobre doar sangue.
Nem sobre doar. Mas, sim, sobre receber.
Porque a doação é sobre aprender a enxergar o outro.
É sobre a possibilidade de ser esperança.
É sobre tornar-se fonte de vida.
É sobre transformar.
É sobre ser humano.
Instituído em 2013, o Programa Doador Fiel faz parte do Voluntariado Empresarial da Unimed Federação/RS e é coordenado pelo Instituto Unimed/RS.
Tem por objetivo promover a cultura da doação de sangue de forma regular, estimulando colaboradores, cooperados, familiares, empresas parceiras, envolvendo, inclusive, aquelas pessoas que, por razões contrárias à sua vontade, não podem ser doadoras, mas podem atuar como influenciadoras.
Atende ao 7º Princípio do Cooperativismo (Interesse pela Comunidade) e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) de número 3 (Saúde e Bem-Estar) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação). Para saber mais sobre os ODS, clique aqui: http://www.agenda2030.com.br/
São considerados doadores regulares de sangue a mulher que se submete à coleta de sangue três vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de três meses entre cada doação, e o homem que se submete à coleta quatro vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de dois meses entre cada doação.
Para garantir a permanência no programa, o voluntário deverá doar sangue ao menos duas vezes no período de um ano, salvo algum impeditivo (por um determinado período) justificado. Em caso de tentativa de doação e da sua não efetivação por algum motivo pontual (pressão alta ou anemia no dia da doação, por exemplo), o doador deve, mesmo assim, solicitar o comprovante de comparecimento ao posto de coleta, para entregar à cooperativa ou empresa. Não é preciso dar detalhes dos motivos da não doação, apenas sinalizar na plataforma online do Doador Fiel que a doação foi "impedida".